Desempenhosocial

SO2

Impactos das obras de saneamento

Obras de implantação de redes de esgotamento sanitário em Irupi

Um dos impactos negativos gerado pelas obras de saneamento diz respeito aos transtornos no trânsito de pessoas e veículos provocados pelas escavações. Para minimizar esse incomodo a Companhia procura realizar as obras com interdições parciais das vias durante o dia e interdições totais durante a noite onde o fluxo de veículos é menor. Em 2017 foram realizadas 87 interdições no trânsito.
Outros impactos comuns às obras de saneamento são aberturas de valas, movimentação de maquinas e geração de poeira. Para reduzir esses transtornos, a Companhia informa previamente às comunidades locais sobre a forma e prazo de realização dessas obras, além de colocar toda sinalização de segurança necessária e, em alguns casos, molhar as vias para reduzir a geração de poeira. No caso de serviços de reparos nas redes de água e esgoto as intervenções ocorrem conforme demanda e nem sempre há possibilidade de prévio aviso para a população.

Problemas de pavimentação

Em alguns pontos ocorrem abatimentos na pavimentação das vias após a realização de reparos nas redes de água ou esgoto. Para reduzir esse impacto Cesan atua com fiscalização rigorosa dos serviços de acabamento das obras e em casos de má pavimentação o pagamento da contratada é retido até que o serviço seja feito de forma adequada.
Em 2017 foram registradas 5.370 reclamações referentes a impactos negativos na pavimentação das vias, representando uma redução de 5% em relação a 2016, quando foram registrados 5.687 casos.

Sinistros provocados por vazamentos

Eventualmente a execução de obras pode provocar vazamentos de água ou esgoto que causam danos ao patrimônio de terceiros quando ocorrem alagamentos ou prejudicam as condições das vias e danificam veículos. Essas situações são acompanhadas por equipe especializada da Companhia, que presta assistência às pessoas atingidas e promove o ressarcimento quando ocorre dano. Em 2017 foram registrados 107 casos, que demandaram R$ 94.543,22 em ressarcimentos, representando um aumento de 13% em relação a 2016, quando foram registrados 93 casos.

Falta d´água

No ano foram registradas 22.211 reclamações sobre falta d´água nos sistemas operados pela Cesan. A redução foi de 67% em relação a 2016, quando o total chegou a 69.404 casos de falta d´água, quando o Espírito Santo ainda sentia os reflexos provocados pela seca que atingiu o Estado a partir de 2015.

Interrupções no abastecimento

Eventualmente o abastecimento de água precisa ser interrompido para a execução de serviços de manutenção ou reparo. A Cesan informa com antecedência sobre a execução dos serviços de forma que os moradores possam reservar água para o período em que o abastecimento será interrompido. Em 2017 foram realizadas 191 paralisações no sistema de abastecimento de água, das quais 28 foram paralisações emergenciais.
No ano, a Cesan enviou 1.828 comunicados por SMS para lideranças comunitárias sobre paralisações no abastecimento de água nas suas respectivas comunidades. A Companhia também fez 173 divulgações de paralisações para a imprensa, em comerciais de rádio e no site www.cesan.com.br.