Desempenhoambiental

EN27

Diminuição de vazamentos nas vias públicas

Entre as práticas adotadas pela Cesan para reduzir o risco de vazamentos com o uso dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto, destaca-se o convênio com a Sabesp, companhia de saneamento do Estado de São Paulo, para acesso à base de dados de especificações de materiais e equipamentos da companhia paulista, e aos serviços de inspeção em fábrica para avaliação da qualidade de novos produtos ou produtos de novos fabricantes. A Cesan realiza ainda criteriosa especificação e inspeção dos itens pretendidos em seus processos de compra. Dessa forma, verifica-se uma redução e, em alguns casos, a eliminação de ocorrências de impactos negativos na aplicação de materiais, em especial, dos eventos de vazamentos de água e esgoto em tubulações, redes e outras instalações operacionais.

 Número de vazamentos nas redes de esgoto

O vazamento de esgoto nas vias públicas é um dos principais impactos gerado pelo uso dos serviços de saneamento oferecidos pela Cesan. Em 2017 foram totalizadas 19.148 correções de vazamentos nas redes de esgoto, cerca de 10% a mais que em 2016, quanto o número chegou a 17.269 correções de vazamentos nas redes de esgoto.
Para reduzir esse impacto, a Cesan promove a manutenção preventiva nos conjuntos moto bomba, troca de motores por modelos mais modernos, utilização de inversores de frequência, acompanhamento da pressão a montante dos conjuntos moto bomba. A Companhia faz ainda o acompanhamento e controle dos tempos de atendimentos e execução dos serviços de desobstrução de redes e ramais, além de reuniões com as contratadas para análise de produtividade e reestruturação de equipes.