Desempenhoeconômico

EC7

A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) é o órgão que determina as tarifas praticadas pela Cesan. Entre outros aspectos, o modelo tarifário define com objetividade os critérios para concessão de Tarifa Social, além de determinar tarifas progressivamente maiores para consumos mais elevados, estimulando a economia e redução do desperdício.
A Tarifa Social oferece descontos de até 60% nas tarifas residenciais de água e esgoto. O benefício está disponível para clientes cadastrados no Programa Bolsa Família, do Governo Federal; Bolsa Capixaba, do Governo Estadual; Programa de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I; e Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades – Recursos FDS.
Em dezembro de 2017 existiam 16.188 imóveis residenciais beneficiados com a tarifa social.

Estrutura tarifária

São cinco categorias:

- Tarifa social
- Residencial
- Comercial e Serviços
- Industrial
- Pública

Com seis faixas de consumo:

- 0 a 10 m³
- 11 a 15 m³
- 16 a 20 m³
- 21 a 30 m³
- 31 a 50 m³
- mais de 50 m³

Confira aqui os valores das tarifas praticadas pela Cesan.

Locais para pagamento

Para garantir acessibilidade a Cesan oferece diversos canais para pagamento das faturas de água e esgoto, que podem ser feitas por meio de caixas eletrônicos, internet banking, banking fone, agências bancárias, casas lotéricas, correspondentes bancários e agentes credenciados da Rede Pague Fácil da Cesan.
Os clientes também podem optar pelo débito automático em conta corrente. As contas são enviadas antes do vencimento e os clientes sabem com antecedência o valor e o dia em que o banco irá efetuar o débito da fatura de água e esgoto.
A Cesan tem convênio com as principais instituições bancárias e correspondentes, com agências distribuídas por todo o Estado do Espírito Santo, entre elas estão Banco Banestes, Bancoob / Sicoob, Banco do Brasil, Banco Postal, Bradesco, Itaú, Santander, Mercantil, Caixa Econômica Federal, Unidades Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além de 27 agentes credenciados da Rede Pague Fácil Cesan, distribuídos entre farmácias, papelarias, lojas e supermercados. Em 2017 foram acrescentados 49 novos pontos de arrecadação a uma rede que já conta com 1.690 estabelecimentos no Estado do Espírito Santo. Dentre eles, o banco Triângulo que passou a integrar a rede conveniada da Cesan.