Desempenhoeconômico

EC1

Estação de Tratamento de Água Reis Magos, inaugurada em outubro de 2017 para reforçar o abastecimento de água na Região

Metropolitana da Grande Vitória.

 Resultados econômicos e financeiros

Em 2017 a Cesan apresentou o maior resultado econômico de sua história. A Empresa alcançou R$ 126,7 milhões de lucro liquido e realizou investimentos de R$ 228 milhões em saneamento, que beneficiaram 2,3 milhões de pessoas com água tratada de qualidade e 1,4 milhão de pessoas com coleta e tratamento de esgoto.

O lucro líquido de R$ 126,7 milhões em 2017 foi 38,5% superior ao lucro de 2016, de R$ 91,5 milhões. A receita líquida atingiu R$ 757,3 milhões, representando um crescimento de 6,3% em relação ao período anterior. Os custos e despesas de R$ 631,8 milhões foram 4,5% superiores em relação ao exercício de 2016, que totalizou R$ 604,6 milhões; a geração de caixa operacional (Ebitda) foi de R$ 224,1 milhões em 2017.

Os investimentos no ano totalizaram R$ 228 milhões, que resultaram em 163 mil metros de adutoras e redes de distribuição de água, 68 mil metros de redes coletoras e emissários de esgoto, 14.960 ligações domiciliares de esgoto, e uma estação de tratamento de água (ETA). Com essas obras foi possível aumentar a oferta de água tratada e retirar do mar, lagoas e rios, 60 bilhões de litros de esgoto, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente.

Os resultados obtidos pela Cesan são revertidos em benefícios para a sociedade. O Governo do Estado do Espírito Santo integralizou dividendos no valor de R$ 12,8 milhões a que teve direito, em 2017, como acionista majoritário da Companhia. Os recursos vão permitir a expansão do programa Pró-Rural, com a execução de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em áreas rurais.

Clique aqui para ver a íntegra do balanço patrimonial e as demonstrações dos resultados do exercício de 2017.

Receitas (em R$)

CLASSES DE CUSTO 2016 2017 ∆R$ ∆%
Água Residencial 395.312.901,53 411.440.702,72 16.127.801,19 4,08%
Água Comercial 80.119.673,76 82.465.976,74 2.346.302,98 2,93%
Água Industrial 61.062.703,90 63.334.174,88 2.271.470,98 3,72%
Água Órgãos Público 35.454.887,95 36.698.019,54 1.243.131,59 3,51%
Água Devolução de Valores -256.543,18 -236.961,82 19.581,36 -7,63%
Diretas de Água 571.693.623,96 593.701.912,06 22.008.288,10 3,85%
Água Ligações 1.542.014,56 1.459.647,14 -82.367,42 -5,34%
Água Religações e Sanções 3.696.103,27 3.448.495,08 -247.608,19 -6,70%
Conserto de Hidrômetros 1.154.871,56 1.131.912,22 -22.959,34 -1,99%
Água Reuso 6.559,69 140.203,31 133.643,62 2037,35%
Outras Indiretas 493.802,38 566.329,44 72.527,06 14,69%
Indiretas de Água 6.893.351,46 6.746.587,19 -146.764,27 -2,13%
Serviços de Água 578.586.975,42 600.448.499,25 21.861.523,83 3,78%
Esgoto Residencial 147.963.180,53 169.807.010,84 21.843.830,31 14,76%
Esgoto Comercial 41.597.056,08 46.805.195,94 5.208.139,86 12,52%
Esgoto Industrial 3.859.566,44 4.182.549,47 322.983,03 8,37%
Esgoto Órgãos Públicos 12.815.650,29 14.714.875,26 1.899.224,97 14,82%
Esgoto Devolução Valores -177.170,63 -414.450,15 -237.279,52 133,93%
Diretas de Esgoto 206.058.282,71 235.095.181,36 29.036.898,65 14,09%
Esgoto Ligações 232.674,53 245.230,36 12.555,83 5,40%
Esgoto Consertos 355,26 0,00 -355,26 -100,00%
Esgoto Ampliações 886.876,77 135.292,13 -751.584,64 -84,75%
Outras Indiretas de Esgoto 0,00 0,00 0,00 0,00%
Esgoto Indireta Devolução de Valores 0,00 -342,52 -342,52 0,00%
Indiretas de Esgoto 1.119.906,56 380.179,97 -739.726,59 -66,05%
Serviços de Esgoto 207.178.189,27 235.475.361,33 28.297.172,06 13,66%
RECEITAS OPERACIONAIS 785.765.164,69 835.923.860,58 50.158.695,89 6,38%

Investimentos por microrregião (em R$)

MUNICÍPIO ÁGUA ESGOTO TOTAL
CARIACICA 7.017.500 3.184.253 10.201.753
FUNDÃO 38.647 33.750 72.397
GUARAPARI 1.314.520 746.832 2.061.352
SERRA 49.287.863 62.469.961 111.757.823
VIANA 3.010.556 964.378 3.974.934
VILA VELHA 8.493.328 12.934.160 21.427.488
VITÓRIA 6.373.240 2.712.832 9.086.071
METROPOLITANA 75.535.653 83.046.166 158.581.818
SANTA LEOPOLDINA 2.083 3.899 5.982
SANTA MARIA DE JETIBÁ 1.691.857 165.524 1.857.381
SANTA TERESA 44.207 -91.850 -47.643
CENTRAL SERRANA 1.738.147 77.573 1.815.720
AFONSO CLÁUDIO 30.710 24.980 55.690
BREJETUBA 1.315 0 1.315
CONCEIÇÃO DO CASTELO 7.989 0 7.989
DOMINGOS MARTINS 1.321.027 830.604 2.151.632
LARANJA DA TERRA 1.419 0 1.419
MARECHAL FLORIANO 1.704.818 2.389.163 4.093.980
VENDA NOVA DO IMIGRANTE 52.067 4.143 56.210
SUDOESTE SERRANA 3.119.345 3.248.889 6.368.234
ANCHIETA 1.833.969 324.076 2.158.045
PIÚMA 431.138 708.344 1.139.482
PRESIDENTE KENNEDY 12.123 0 12.123
RIO NOVO DO SUL 3.505 35.607 39.112
LITORAL SUL 2.280.736 1.068.027 3.348.763
APIACÁ 1.368.967 0 1.368.967
ATÍLIO VIVÁCQUA 671.946 0 671.946
CASTELO -52.869 936.111 883.242
MUQUI 54.159 0 54.159
CENTRAL SUL 2.042.202 936.111 2.978.313
BOM JESUS DO NORTE 15.959 2.047 18.006
DIVINO DE SÃO LOURENÇO 2.200 0 2.200
DORES DO RIO PRETO 821.292 2.742.485 3.563.777
IBATIBA 18.075 7.371.684 7.389.759
IRUPÍ 3.297 4.037.811 4.041.108
IÚNA 17.887 5.585.561 5.603.448
MUNIZ FREIRE 167.811 0 167.811
SÃO JOSÉ DO CALÇADO 67.379 0 67.379
CAPARAÓ 1.113.899 19.739.589 20.853.488
ALTO RIO NOVO 14.369 0 14.369
PANCAS 28.406 3.187.453 3.215.859
SÃO GABRIEL DA PALHA 84.256 6.050 90.305
SÃO ROQUE DO CANAÃ 477.687 418 478.105
VILA VALÉRIO 30.212 15 30.227
CENTRO OESTE 634.929 3.193.936 3.828.865
BOA ESPERANÇA 4.475 0 4.475
CONCEIÇÃO DA BARRA 364.749 201 364.949
MONTANHA 43.792 43.648 87.440
MUCURICI 29.702 2.019.920 2.049.621
PEDRO CANÁRIO 126.902 1.089.416 1.216.318
PINHEIROS 283.088 3.549.087 3.832.175
PONTO BELO 167.705 553 168.258
NORDESTE 1.020.413 6.702.823 7.723.236
ÁGUA DOCE DO NORTE 11.767 0 11.767
ÁGUIA BRANCA 17.259 0 17.259
BARRA DE SÃO FRANCISCO 177.944 10.104 188.048
ECOPORANGA 166.761 67.612 234.373
MANTENÓPOLIS 14.460 2.533.358 2.547.817
NOVA VENÉCIA 1.028.150 7.934.891 8.963.041
VILA PAVÃO 60.427 0 60.427
NOROESTE 1.476.768 10.545.965 12.022.732
ÁGUA E ESGOTO 88.962.091 128.559.078 217.521.169
*DI/DO/ATIVO FIXO         10.518.388
TOTAL      228.039.558

*Desenvolvimento Institucional/Desenvolvimento Operacional/Ativo fixo

Entregas de destaque no ano

Em 2017, a crise hídrica que teve início em 2015 ainda figurou no cenário. A Cesan, em parceria com o Governo do Estado,lançou vários projetos para garantir a oferta de água no curto, médio e longo prazo. Na Grande Vitória entrou em operação o novo sistema de abastecimento de água Reis Magos, localizado no município de Serra. A obra recebeu investimentos de R$ 74,7 milhões com recursos do Governo do Estado, beneficiando diretamente uma população de 150 mil habitantes e reduzindo a sobrecarga na captação de água no Rio Santa Maria da Vitória, beneficiando indiretamente cerca de 700 mil pessoas.

Outra entrega de destaque foi a contratação dos projetos para construção da Barragem no Rio Jucu, que terá capacidade para armazenar aproximadamente 20 bilhões de litros de água para abastecer a Região Metropolitana da Grande Vitória. No interior, a Cesan aplicou R$ 1 milhão no Programa Estadual de Construção de Barragens, executados pela Secretaria de Estado da Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). São sete barragens em Alto Rio Novo, São Roque do Canaã, Vila Pavão, Barra de São Francisco e Ecoporanga que estão inseridas na elaboração de estudos e projetos básicos para contratar a construção de 60 barragens em áreas estratégicas no interior do Estado que apresentam redução histórica de disponibilidade de água.

A barragem no Rio Jucu vai garantir segurança hídrica para a Região Metropolitana da Grande Vitória

Para ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, a Cesan firmou Parceria Público-Privada (PPP) de Saneamento e Serra, em Vila Velha e concluiu o projeto de PPP para o município de Cariacica, que tem previsão de ser iniciado ainda em 2018.

Gestão das águas e da paisagem

Durante o ano também foram iniciados empreendimentos de esgotamento sanitário do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, o maior programa ambiental já realizado no Espírito Santo, que tem financiamento do Banco Mundial e vai investir cerca de R$ 1 bilhão em cinco anos. O Programa tem ações nas áreas de recursos hídricos e gestão de desastres; eficiência dos serviços e ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e gestão de mananciais e da cobertura florestal.

Estão em execução obras de esgotamento sanitário em mais de 20 municípios ao mesmo tempo. Entre os municípios beneficiados estão Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. Em 2017 a Cesan inaugurou ainda sistemas de esgotamento sanitário em Nova Venécia, Castelo, Domingos Martins e Mucurici.

 

Obras e serviços concluídos em 2017

MUNICÍPIO EMPREENDIMENTO
Anchieta Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Sede e Iriri 2ª etapa 3.894.025,93
Atílio Vivácqua Complementação do SAA 5.636.076,93
Cariacica Adequação do SAA da área de influência do booster Alzira Ramos – Setor Jardim Botânico 1.121.731,41
Castelo Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), bairro Cava Roxa 956.546,33
Melhorias do SES 956.546,33
Domingos Martins Recuperação estrutural e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto Vila de Pedra Azul 162.597,93
Melhoria e reforma da ETE Santa Isabel 78.701,02
Marechal Floriano Complementação do SES 12.670.482,16
Mucurici  Implantação e ampliação do SES 4.442.608,89
Serra Conclusão do SAA Reis Magos 70.000.000,00
Viana Melhoria do SAA Jucu Antártica 4.648.096,37
Vila Velha Substituição da adutora DN 600 Ponte do Camelo, São Torquato 437.067,80
Total 105.004.481,10

 

Obras e serviços em andamento

(referente a maio de 2018 – valores em R$)

MUNICÍPIO NOME DO EMPREENDIMENTO  VALOR
Água Doce do Norte Complementação do SES 3.382.692
Apiacá Ampliação do SAA 1.808.534
Diversos Implantação de Unidades de Tratamento de Resíduos (UTRS) em Vila Pavão, Água Doce do Norte, Santa Leopoldina,
Águia Branca, Possmouser, Floresta Sul e Itamira/Ponto Belo
800.013
Dores do Rio Preto Ampliação e melhoria do SAA da comunidade rural de São Raimundo de Pedra Menina 2.965.832
Ecoporanga Melhorias e reforma da ETA Cotaxé/Imburana 297.245
Fundão Ampliação do SAA Timbuí 488.811
Guarapari ETE Meaípe 9.976.224
Mantenópolis Melhorias no SES 5.212.669
Muniz Freire Ampliação do SAA 544.174
Nova Venécia Complementação do SES 8.069.059
Pancas Complementação do SES 6.778.212
Pedro Canário Complementação do SES no bairro Vista Alegre 515.000
Pedro Canário ETE Floresta do Sul 418.854
Pinheiros Complementação do SES 3.884.361
Rio Novo do Sul Adequação do SAA dos bairros Santo Antônio e Quarteirão 564.060
Santa Maria de Jetibá Ampliação e melhorias do SAA 11.251.922
Serra Ampliação e melhoria do SAA Jacaraípe/Nova Almeida 16.131.583
Ampliação SES Manguinhos, Balneário Carapebus e Praia de Carapebus 6.406.978
Vila Velha Implantação do SES de Ponta da Fruta 26.942.026
Substituição da adutora na ETA Cobi e desvio de adutora da CVRD 2.830.492
Cariacica Complementação do SAA Nova Rosa da Penha 3.459.672
Cariacica e Viana Crescimento vegetativo de esgoto 3.551.918
Guarapari Crescimento vegetativo 2.823.038
Serra Setorização em Serra Sede, Civit, Nova Carapina, Campinho e Capivari 19.554.054
Serra Setorização em Jacaraípe, Nova Almeida e adutora no Bairro das Flores 20.995.547
Vila Velha Implantação de estação elevatória de esgoto bruto (EEEB) em Vista Linda 230.491
Vila Velha, Cariacica e Viana Crescimento vegetativo de água 18.492.005
Vitória, Serra e Fundão Crescimento vegetativo de esgoto 4.743.414
Vitória, Serra e Fundão (Praia Grande) Crescimento vegetativo de água 16.326.794
    5.769.741
São José do Calçado Ampliação do SES 2.298.124
Viana Complementação do SEE Viana Sede 3.471.617
Total    205.215.414

Adesão aos sistemas de esgotamento

Em 2017 23.926 novas ligações de imóveis foram feitas ao sistema de esgotamento sanitário, representando um incremento de R$ 29.314.585,14 no faturamento com esse serviço.

O resultado no aumento da adesão é reflexo de várias ações implantadas ao longo do ano, com destaque para a regulamentação da Lei 10.495/2016 pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), que criou a tarifa por disponibilidade de infraestrutura. Segundo a lei, a tarifa pode ser implantada pela Companhia assim que o sistema de esgotamento sanitário estiver disponível, independente da ligação do imóvel à rede. A Cesan promove rotineiramente vistorias para verificar a interligação dos imóveis e realiza a revisão do cadastro para implantação e cobrança da tarifa.

A Empresa reestruturou ainda o Programa Se Liga na Rede, ampliando as parcerias com os municípios e Ministério Público para notificar os imóveis que têm o serviço disponível e ainda não realizaram a interligação. No município de Serra, na Região Metropolitana da Grande Vitória, foi implantado o sistema GIS Express, desenvolvido com o objetivo de disponibilizar informações das redes e das ligações facilitando dessa forma a fiscalização da Prefeitura Municipal, que pode acompanhar por meio de sistema informatizado e georreferenciado a evolução da adesão às redes de esgoto.

Também foi promovida a reclassificação da situação das ligações de esgoto e o ajuste das tarifas nos locais onde se cobrava apenas o serviço de coleta e afastamento do esgoto, onde já existia o serviço de coleta e tratamento de esgoto, como no Centro de Vitória.

Redução de perdas

As perdas de água da Cesan foram de 39,5% em 2017, abaixo da meta para o período, que era de 33%. No ano, a Cesan abasteceu mais de 2,3 milhões de pessoas com água tratada, representando aumento de 5,4% em relação a 2014. Obras de expansão dos sistemas de abastecimento de água e de crescimento vegetativo foram realizadas para acompanhar o crescimento populacional. Em contrapartida, o volume de água tratada produzida no período sofreu uma redução de 24,5 milhões de metros cúbicos, resultado de melhorias nos sistemas de produção e distribuição de água. Houve ainda redução do volume de água produzida por mês por habitante, que caiu de 9,4 m³ em 2014 para 8,1 m³ em 2017. O resultado foi obtido com investimento em obras de setorização na Região Metropolitana da Grande Vitória, automação de unidades operacionais, alteração nos contratos de manutenção e melhoria nos processos de controle.

  
 
  

Para a redução de perdas comerciais, a estratégia adotada é garantir que o volume consumido seja medido de maneira eficaz. Através de sistema online, o monitoramento permite que a maioria das correções de erros na leitura seja feita no mesmo dia da execução das leituras dos hidrômetros. A Companhia faz ainda o monitoramento e a troca periódica do parque de hidrômetros para garantir medição adequada do consumo.

Combate a irregularidades e ligações clandestinas

Ao todo, em 2017 foram realizadas 7.251 pesquisas de fraudes e 3.011 notificações. Desde 2015 a Cesan conta com um contrato onde o fornecedor é responsável pela pesquisa e retirada de irregularidades nas ligações de água. Após análise de ocorrências de leitura dos hidrômetros, denúncias recebidas e análises dos volumes consumidos, são gerados lotes de matrículas para pesquisa. O fornecedor responsável pelo contrato visita o imóvel, vistoria o ramal, o padrão de ligação de água, o hidrômetro e as instalações hidráulicas do imóvel para promover a regularização da ligação de água e a substituição do hidrômetro quando necessário.

Os clientes identificados com irregularidades são notificados e penalizados conforme Resolução 008 da Arsp.

Já as ligações clandestinas são mapeadas por meio do levantamento no sistema corporativo GIS, a partir das ligações ativas, lotes com edificações, informação de fonte alternativa de abastecimento e imagens georreferenciadas para visita e posterior regularização. Também são feitas consultas às prefeituras quanto a pedidos de novas ligações de água em área ainda não regularizada. A Cesan também informa às prefeituras quando identifica loteamentos irregulares.

Outra medida para redução de ligações irregulares são as vistorias realizadas semestralmente em todas as ligações inativas. Quando é identificada uma violação da supressão da ligação, esta é reativada no sistema comercial e o cliente recebe uma multa referente à violação. Em 2017 foram realizadas 51.966 vistorias com 3.423 ativações. Estima-se que a recuperação de receita foi superior a três milhões de reais.

Redução da inadimplência

A recuperação de créditos em 2017 foi 27,72% maior que no ano anterior, totalizando R$ 105.026.029,96 em créditos recuperados, contra R$ 82.233.816,84 em 2016. Entre as medidas para obter esse resultado, destaca-se a redução de 38 para 30 dias no prazo para negativação dos clientes com faturas vencidas e a inclusão de débitos oriundos de parcelamentos nos lotes de cobrança. Próximo ao final do ano, a Cesan também enviou um segundo comunicado aos clientes negativados. A Companhia passou ainda a gerar um relatório de fiscalização, que é apresentado nas reuniões mensais das equipes para auxiliar na identificação de oportunidades.

Tarifa Social

Ao todo foram contempladas 3.345 matrículas em 2017 com o benefício da Tarifa Social, das quais somente 10,7% possuí algum tipo de débito com a Cesan. Com a obtenção do benefício, quem ainda apresente algum débito tem condição especial de negociação, o que favorece a adimplência junto à Cesan.

O benefício da Tarifa Social é um desconto nas tarifas de água e esgoto que pode chegar a 60% do valor. É concedido para imóveis residenciais de moradores que já são beneficiários dos programas Bolsa Família, do Governo Federal; Bolsa Capixaba, do Governo Estadual; Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social, Faixa I e Entidades do Programa Minha Casa Minha Vida.

Parcerias

Atualmente, a Cesan conta com dois contratos de Parceria Públicos-Privada (PPP) para os serviços de esgotamento sanitário nos municípios de Serra e Vila Velha, na Região Metropolitana da Grande Vitória. Em Serra, a concessão administrativa firmada entre Cesan e o parceiro privado tem vigência de 30 anos e meta de universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto no município até 2023. O desempenho do parceiro é acompanhado pela Cesan por meio de 16 indicadores de construção e operação. Dentre os principais estão o aumento do acesso à rede de esgoto, que já está disponível para aproximadamente 82% dos moradores de Serra; a eficiência do tratamento, acompanhada pelo o índice de remoção da carga orgânica do esgoto que é de 89% e a satisfação por ordem de serviço, que está em 96,6%. Todos os 16 indicadores tiveram suas metas alcançadas ou superadas pela PPP. O índice de atendimento, que representa o numero de ligações conectadas ao sistema de esgotamento sanitário em Serra, fechou o ano de 2017 com aproximadamente 66% de adesão.

Somente em 2017 foram implantados 40,1 Km de redes de esgoto, com acréscimo de mais de 2.000 unidades habitacionais que passaram a ter seu esgoto coletado e tratado, o que representa 884 mil litros de esgoto que deixaram de ser lançado in natura por dia na natureza.

O investimento realizado pela Cesan nos três anos de atuação da PPP foi de R$ 131 milhões, que resultaram na implantação de 115,5 Km de redes, 20 elevatórias, melhorias em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB).

Em Vila Velha, a PPP teve início em julho de 2017 e tem a meta de atingir a universalização em 11 anos, com 95% de cobertura com serviços de coleta e tratamento de esgoto no município. O investimento previsto é de R$ 643 milhões, com a construção de 412 Km de rede, além de ampliação de estações de tratamento de esgoto e outras melhorias.

A PPP em Vila Velha também abrange atividades comerciais como a substituição preventiva e corretiva do parque de hidrômetros, lacração de hidrômetros, tratamento de ocorrência grave de leitura, entre outras.

No primeiro semestre de atuação a Cesan totalizou R$ 1,1 milhão em investimentos na PPP e a concessionária executou melhorias em EEEBs e ETEs, além da substituição de 5.211 hidrômetros.