G4-2
Os principais impactos das operações da Cesan são representados pelo atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas nas atividades da Companhia.
PARTES INTERESSADAS | REPRESENTANTES | NECESSIDADES E EXPECTATIVAS |
Acionista | Governo do Estado do Espírito Santo
Sócios Minoritários Conselho de Administração Conselho Fiscal |
Manutenção da competitividade e solidez financeira;
Manutenção da universalização de água; Ampliação cobertura de esgoto; Reduzir índice de evasão de receitas Melhora da satisfação dos clientes; Redução das perdas; Manutenção e ampliação de concessões. |
Poder Concedente | Prefeitos e Câmaras de Vereadores | Cumprimento dos contratos de programa/Concessões; |
Sociedade | ARSP (Agência Reguladora de Serviços Públicos)
Associações e Federações de Moradores IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) Comitês de Bacias Hidrográficas e Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Ministério da Saúde Órgãos Municipais e Estaduais |
Qualidade e agilidade no atendimento dos serviços prestados
Tarifas justas; Água com qualidade, quantidade e regularidade; Atendimento aos requisitos legais, regulamentares e contratuais; Ampliar cobertura de esgoto; Apoio na realização de cursos, palestras, visitas técnicas e patrocínio de eventos. |
Clientes | Órgãos de defesa do consumidor | Água com qualidade, quantidade e regularidade;
Tarifas justas e serviços de coleta e tratamento de esgoto; Qualidade e agilidade no atendimento dos serviços prestados. |
Empregados | Sindicatos e Associações de Classe | Oportunidades de crescimento e de desenvolvimento profissional;
Remuneração compatível com o mercado; Ambiente seguro; Necessidade de prevenção das doenças e fortalecimento dos laços familiares. |
Fornecedores | Empresas Contratadas e seus Representantes (Associações) | Participação nos processos licitatórios;
Transparência nas licitações; Cumprimento dos contratos e pontualidade nos pagamentos; Ambiente seguro e compromisso com a qualidade. |
Os impactos sociais e ambientais potenciais negativos associados aos serviços, processos e instalações da Cesan estão relacionados a obras: interdição de vias públicas, tráfego intenso de máquinas e empregados, emissão de poeira, ruído e odor, incômodo à população, supressão de vegetação, intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP) e impactos advindos da operação e manutenção dos sistemas: prejuízos financeiros provenientes de sinistros, interrupções no abastecimento de água, captação de água dos corpos hídricos, lançamento de esgoto tratado, geração de resíduos e extravasamento de esgoto.
Grande parte dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário foi construída em período anterior à legislação ambiental brasileira e possuem não conformidades ambientais com a legislação atual que precisam ser regularizadas. Dentre esses passivos, estão unidades construídas áreas de preservação permanente sem compensação ambiental, ausência de tratamento dos resíduos gerados no processo, necessidade de melhoria da eficiência do tratamento de esgoto em razão dos padrões exigidos, ausência do controle de odor e ruídos. Esses passivos ambientais podem dificultar ou mesmo impedir a regularização ambiental desses sistemas, na liberação das licenças ambientais e portarias de outorga. Com objetivo de traçar metas e um cronograma de investimentos para a redução e eliminação dos passivos, a Cesan fomentou a criação do Decreto Estadual 3212-R de 19/01/2013, através da realização de diversas reuniões com o órgão gestor estadual. A Companhia propôs a criação do Plano de Ação de Regularização da Atividade de Saneamento (Paras), a ser entregue ao órgão gestor ambiental, como parte do requerimento da Licença Ambiental de Regularização de Saneamento (Lars), com prazo de vigência de até 10 anos.
Análise dos riscos
ORIGEM | TIPO | RISCO |
Externa (Ameaças) | Macroeconômico | Perda de concessão; Indisponibilidade de fontes de financiamento;Ausência de programa estruturante de relações institucionais com as partes interessadas; |
Ambiental | Escassez hídrica; Não adesão aos sistemas de esgoto implementado; |
|
Social | Aumento da inadimplência; | |
Tecnológico | Defasagem tecnológica, conforme demandas externas; | |
Legal | Ausência de Modelo Regulatório das Concessões; | |
Interna (Fraquezas) | Financeiro | Seleção de projetos sem viabilidade; Ultrapassagem do limite da capacidade de endividamento; |
Ambiental | Atraso na realização dos compromissos ambientais do PARAs; | |
Social | Aumento das ações trabalhistas Enfraquecimento da relação entre empregado e empregador; |
|
Tecnológico | perdas físicas de água; Infraestrutura obsoleta; |
|
Conformidade | Necessidade de adequação à lei das Estatais; Planos diretos de água e esgoto defasados; Contratação de empresas para execução de serviços sem qualificação adequada. |
Oportunidades
OPORTUNIDADES |
Anpliar fontes alternativas de captação de recursas; |
Desenvolvimento e implantação de novos projetos/negócios: PPPs de Vila Vleha, Cariacica, Barragem de Jucu, Teúso e Fip; |
Fomentar a criação de legislação e normaticas com o objetico de aumentar o índice de adesão e regularizar as existentes; |
Implementa programa institucional no sentido de ampliar o poder de atuação da CESAN; |
Parcerias com órgãos publicos para redução de ligações clandestinas e aumento de adesão aos serviços; |
Sensibilização da sociedade por meio de um programa de comunicação de sustabilidade socioambiental; |
Uso de novas tecnologias nos processos. |